segunda-feira, 28 de outubro de 2013

E no dia 21 de Novembro: como chegar ao local do encontro?

De transportes públicos:

Autocarros CARRIS: 755, 764, 768
Metro de Lisboa: Cidade Universitária (linha amarela) e Jardim Zoológico (linha azul)
 
De veículo próprio:
A Universidade Católica Portuguesa dispõe de três parques de estacionamento. Para saber mais, clique AQUI.
 
 
O Encontro tem lugar no Edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II, na sala Sony (das 9h às 12h30m) e na sala de Exposições (das 13h30m às 15h30m).

 
 
 
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mendo Henriques



Mendo Henriques é professor da Universidade Católica e presidente da Direção do Instituto da Democracia Portuguesa.
É autor de obras de investigação, monografias e artigos nas áreas da sua especialidade, em Portugal, Brasil, Espanha e França, em particular, As Coerências de Fernando Pessoa Bernard Lonergan: uma filosofia para o séc. XXI e A Filosofia Civil de Eric Voegelin. É co-autor de obras como Bibliografia Filosófica PortuguesaEducação para a Cidadania, Bem Comum dos Portugueses, Dossier Regicídio. Foi diretor de coleções em editoras e colaborador dos media. Publicou recentemente a obra Olá Consciência!, de co-autoria com Nazaré Barros, em 2013, em Portugal e no Brasil. Tem no prelo artigos e obras sobre Ética e A Filosofia do Reconhecimento

domingo, 13 de outubro de 2013

Cecília Tomás


Cecília Tomás é docente licenciada e pós graduada em Filosofia e Educação para a Cidadania, respetivamente, Cecília Tomás é atual mestranda em Pedagogia do e-Learning. Devido à sua formação filosófica e generalista é uma eterna curiosa de áreas tão divergentes como Filosofia, Pedagogia e Educação, Web Social e Semântica, Internet das Coisas, Ambiente e Sustentabilidade. Entusiasta de movimentos inovadores.
Participou no EDEN fellow’s young researchers team ELearning 2022 - Eden fellow's dedicado ao tema "Open Learning Generations - Closing the gap from “Generation Y” to the mature Lifelong Learners" em 2012 e, mais recentemente, na elaboração de um relatório sobre OER in Portugal.

as inscrições já se encontram abertas




solicite ficha de inscrição via e-mail encontrofilosofiacriatividade@gmail.com


(recordamos que o evento tem entrada gratuita, mas carece de inscrição prévia)

media partners








sábado, 12 de outubro de 2013

apoio à divulgação | webdados

A Webdados fornece produtos e serviços de forma integrada. Tem ao seu dispor as mais recentes tecnologias para oferecer aos seus clientes soluções eficazes que passam pelo desenvolvimento de websites e aplicações web como intranets e extranets, e-commerce, pagamentos online, facturação electrónica, alojamento web, serviços de suporte e consultadoria informática a empresas e particulares, fornecimento de hardware, software, economato e consumíveis.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Rita Pedro



Rita Pedro é licenciada em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa (FCSH) em 1999, é actualmente mestranda em Filosofia sob a orientação do Professor Doutor José Gil. Desde 1999, dinamiza sessões e oficinas de continuidade em Filosofia com Crianças (FcC), em diversas instituições (escolas de ensino pré escolar e escolar, serviços educativos de museus); dá formação na área da FcC (Departamento de Educação da Câmara de Cascais e APEI); e lecciona seminários em escolas superiores de educação (Maria Ulrich). Durante 8 anos, orientou projectos na área da FcC dirigidos a crianças emigrantes e filhos de emigrantes de Cabo Verde no bairro da Cova da Moura na Associação Cultural Moinho da Juventude, e em Cabo Verde, com crianças de comunidades piscatórias e rurais.
Participou em diversos encontros e congressos organizados pela UNESCO em Paris e pelo NEFI (Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2012, iniciou um trabalho com artistas (atores, músicos e cenógrafos) no CCB, Fábrica das Artes.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ana Dominguez


 
 

Educadora apaixonada por todas as ferramentas que podem desenvolver a totalidade das capacidades dos seus alunos. Amante de livros:  http://casadashistoriasmagicas.blogspot.pt/

Opõe-se firmemente à ideia comum que as educadoras são guardadoras de meninos e acredita que tudo na vida se pode aprender no jardim de infância.
 
Ana Dominguez é licenciada em educação de infância pelo ISEC; concluiu em 2012 o mestrado Educação,na área de especialização em tecnologias de informação e comunicação e educação, pelo Instituto de Educação.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

parceiros | Akropole


Akropole| solução informática específica para Estabelecimentos de Ensino  | http://www.akropole.pt/

Joana Rita Sousa





Joana Rita Sousa é formadora na área da filosofia para crianças e criatividade. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica Portuguesa e concluiu mestrado em Gestão de Recursos Humanos, na Universidade Europeia (antigo ISLA Lisboa) na área da filosofia aplicada a empresas e organizações.
Assume-se como a Linda de Suza da Filosofia: com a mala de cartão viaja pelo país para ministrar formação na área da filosofia para crianças e criatividade, bem como para orientar oficinas de pensamento crítico e criativo junto de "miúdos e graúdos". Nesse âmbito, criou um projecto de continuidade, PhiloTKD, em parceria com os instrutores de Taekwondo Sara Prisal e Alexandre Lopes. Em 2011 foi convidada pela Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, para orientar uma formação junto dos professores e educadores da escola.

Organizou, em conjunto com Celeste Machado, o I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade, em Fevereiro de 2011.

Celeste Machado

 

Doutorada em Didática e Formação, no ramo de Supervisão, pela Universidade de Aveiro e Licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Os seus temas de investigação incidem nas áreas de Educação, Supervisão, Didática, Filosofia para Crianças, Pensamento Crítico e Criativo. Integra a rede de cooperação científica Novos saberes básicos dos alunos no século XXI, novos desafios à formação de professores, inscrita no Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), do Departamento de Educação, da Universidade de Aveiro.
É directora pedagógica, professora de Português e formadora nas áreas de Supervisão Pedagógica, Métodos e Técnicas de Observação, Avaliação de Práticas Educativas e Filosofia para Crianças.

Colabora com o projecto filocriatiVIDAde desde a sua génese e organizou, em conjunto com Joana Rita Sousa, o I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade, que teve lugar em Aveiro, a 19 de Fevereiro de 2011.

 


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Magda Carvalho e Gabriela Castro

 
 
Magda Carvalho e Gabriela Castro - do projecto CRIA, da Universidade dos Açores - vão marcar presença no II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade:
 
Magda Costa Carvalho é Prof. Auxiliar no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, onde leciona disciplinas de Ética e de Éticas Aplicadas. Realizou provas académicas sobre o conceito de “natureza” em Henri Bergson e em Antero de Quental. A sua principal área de investigação é a Ética Ambiental e, presentemente, desenvolve também trabalho na área da Filosofia para Crianças. É autora de várias publicações nas suas áreas de especialidade.


Maria Gabriela Couto Teves de Azevedo e Castro é doutorada em Filosofia Contemporânea, especialidade de Estética e Teorias da Arte, pela Universidade dos Açores, com a dissertação intitulada A imaginação em Paul Ricoeur, filósofo que estuda desde 1988 e que foi também tema das suas provas de APCC, em 1991, com um trabalho subordinado ao tema Os símbolos do trágico em Paul Ricoeur.
É docente da Universidade dos Açores onde tem leccionado diversas disciplinas tais como: Estética e Teorias da Arte, Ontologia, Hermenêutica Filosófica, Ética, Filosofia da Linguagem e História da Antiguidade. É directora do Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores e membro da direcção do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É autora de um livro intitulado Imaginação em Paul Ricoeur, possuindo vários artigos em diversas revistas nacionais e estrangeiras, bem como obras conjuntas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ana Aires Breysse


 
 
Ana Aires Breyesse apresenta-se na primeira pessoa:

Socióloga, formadora, pós-graduada em Filosofia para Crianças.
Dar voz, fazer pontes, sínteses e ajudar a escolher caminhos é a minha arte. Trabalho nela todos os dias, com gente grande e mais pequena dando chão ao projeto Livres Pensadores – Aprender a pensar melhor. 
Perguntas, pensamentos, argumentos, contradições, concordâncias, escuta ativa e expressão da tolerância em relação aos outros e a nós próprios, são as “peças do nosso xadrez” .
Gosto de gelados, de pão-de-rala, dos miradouros de Lisboa, de sonhar com Moçambique e recordar viagens à Índia. 
Sou mãe de duas crianças que, inexplicavelmente, já não cabem no colo e que ganharam asas supersónicas. 
Também posso dizer que tenho um cão, mas é mais exato dizer que há um cão que me tem a mim. 

 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dina Mendonça


 
 
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 1993. Depois foi para os EUA onde tirou o Mestrado em Filosofia para Crianças em 1996 na Universidade de Montclair, com a tese sobre “A Experiência Estética em John Dewey e a sua aplicação em Filosofia para Crianças”.  Estudou então com Matthew Lipman e Ann Sharp, fundadores do programa Filosofia para Crianças, e foi durante esta estadia que teve o primeiro contacto com o programa e com a prática da filosofia para crianças em sala. Doutorada em Filosofia com tese sobre “A Anatomia da Experiência – uma Análise do Conceito de Experiência de John Dewey” pela Universidade de South Carolina em 2003.

Membro da equipa de investigação do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa trabalha sobre a Filosofia das Emoções (www.mendoncaemotion.com). Em 2010 funda a Associação Brincar a Pensar (www.brincarapensar.pt). Tem participado e desenvolvido vários projetos na área da Filosofia para Crianças trabalhando na divulgação, formação, e na produção de artigos de Filosofia para Crianças assim como concepção e experimentação em trabalho de campo de material pedagógico original para a Filosofia para Crianças.
 
 
Dina Mendonça participou no I Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade, em 19 de Fevereiro de 2011, em Aveiro.

parceiros | Colégio D. José I



Em 2011, o Colégio D. José I acolheu o I Encontro de  Filosofia para Crianças e Criatividade.

O Colégio D. José I é um estabelecimento de Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário, com autonomia pedagógica, sedeado na rua Luís de Camões, na freguesia de Santa Joana, concelho de Aveiro.

+ info AQUI
 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

«o rio está a andar para a frente?»


« Sen­tado ao meu lado e de olhos no Tejo, o pir­ralho per­gun­tou à avó:
„O rio está a andar para a frente?”

„Não, esta­mos para­dos” — respondeu-​lhe
„Então somos nós que esta­mos a andar para trás.„
Naquele segundo, a avó olhou pra mim e sor­ri­mos. Sor­ri­mos porque soube­mos no mesmo instante que o fil­tro de inter­pre­tação dos adul­tos vive refém de um for­matação que odi­amos. Demasi­ada racional­iza­ção para um pir­ralho que só que­ria perce­ber a lóg­ica da corrente.»

 
artigo publicado no blog Bonecas Intemporais

apoio à divulgação | Z's Shop

 
«Quando a Alice era bebé fiz um livro assim para ela... Um livro onde costurei uma renda que a minha avó me deixou... Uns corações que a Paola me enviou... Pequenas lembranças... Estes livros tem dentro um pequeno guizo, algumas texturas, cheiram a alfazema... Fitinhas... E tecidos bonitos (japoneses) e tem espaço... Espaço para preencherem com o nome da criança... Ou algo que o tornem único e intransmissível!»

+ info AQUI